Linhas de pesquisa

O curso de Mestrado acadêmico em Engenharia de Produção do PPGEP/FAENG possui caráter interdisciplinar com atuação na área de concentração Gerência da Produção e linhas de pesquisa Planejamento e Gestão de Processos (PGP) e Otimização de Sistemas Produtivos (OSP).

A área de concentração Gerência da Produção apresenta uma contribuição inovadora no País no que se refere ao Mestrado acadêmico em Engenharia de Produção, pois explora as interfaces existentes entre a perspectiva gerencial, as mudanças tecnológicas, a gerência da
qualidade, a organização do trabalho, modelagem matemática, gerência de projetos, coordenação de cadeias de produção, sustentabilidade e gestão ambiental. Tal perspectiva incorpora necessariamente conhecimentos gerados sobre esses temas em áreas afins à Engenharia de Produção, como a Administração, a Economia, as Ciências da Computação e Matemática, e as Ciências Sociais e da Saúde. Este enfoque propicia a indicação de políticas, estratégias, programas e ações adequadas para empresas, cadeias de produção, setores empresariais e instituições governamentais.

 

Linha de Pesquisa 1:  Planejamento e Gestão de Processos (PGP)

A linha de pesquisa Planejamento e Gestão de Processos tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre projeto e planejamento de processos produtivos, bem como o seu alinhamento com todo o sistema produtivo. Trata de questões relativas ao bom desempenho de produtos e processos, desde o desenvolvimento de projeto de fábrica e produtos até os serviços pós-venda.

 

Linha de Pesquisa 2: Otimização de Sistemas Produtivos (OSP)

A linha de pesquisa Otimização de Sistemas Produtivos (OSP) dedica-se ao projeto e à gestão do sistema produtivo (bens e serviços) com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. Os professores que atuam nesta área irão desenvolver trabalhos e orientações em diversos ramos de  atividade, entre eles: agroindústria, alimentos, calçados, metalmecânica, transporte e outros serviços. Os problemas são estudados pelas seguintes abordagens: estratégica, práticas gerenciais, métodos quantitativos e computacionais.